Endoscopia
Endoscopia digestiva alta é um exame realizado, geralmente com o paciente sedado (dormindo), com a introdução de uma sonda flexível com uma câmera em sua extremidade, através da boca e segue avaliando o esôfago, estômago e o duodeno. A análise da mucosa desses segmentos, permite o diagnóstico de doenças como câncer, gastrites, refluxo, úlceras, pólipos, inflamações, hérnia de hiato, entre outras alterações e a coleta de material para análise laboratorial.
Procedimentos para a endoscopia
No dia do exame, o paciente recebe uma sedação para dormir e não sente nenhum desconforto durante ou após o procedimento. Além da sedação, aplicada na veia, também é utilizado um anestésico em spray na garganta para que o paciente não sinta o aparelho durante o exame e nenhum incômodo depois. O aparelho é introduzido pela boca que desce pelo esôfago, estômago e duodeno, fazendo uma avaliação completa.
Após o exame, o paciente é encaminhado para uma sala de recuperação até acordar totalmente. É importante evitar dirigir no dia do exame, portanto, deve estar acompanhado.